30.11.17

Em terra de "body positive"

Nasci gorda,cresci gorda em uma família de gordos.
Até os 18  anos nunca coloquei meu sobre peso como um impeditivo de ser ou querer algo, pra ser sincera nunca parei pra pensar nas besteiras de adolescente sobre "ser uma pessoa gorda".
E aos dezoito devido a  depressão e um emprego com colegas machistas me rendi a submissão e comecei a lutar contra tal característica, isso tudo ligada a pressão alta e pré diabetes. Tive que entrar em uma um reeducação alimentar e exercícios físicos que me levaram dos 100kgs para os 89kgs em 7 meses, o que é um ótimo resultado. Mas comecei a trabalhar um emprego que me esgotou demais psicologicamente e também junto com fase de pré -vestibular "larguei mão" e fui para a casa dos 3 dígitos novamente.
E aos 20 anos decidi entrar em um projeto de gastroplastia, a famosa bariátrica. Os principais motivos e comorbidades foram IMC 40 (obesidade mórbida), gordura no figado, problemas hormonais e dores nas pernas. Embora meus exames de triglicerídeos, colesterol, pressão e glicose (diabetes)  estivessem ótimos, ainda existiam outras comorbidades. Contrario do que muitas blogueiras de moda plus size alegam serem parâmetros de uma vida saudável.
Não estou aqui pra levantar a bandeira do processo cirúrgico e dos riscos, nem mesmo dizer que as pessoas não tem direito de se amar como são.
Ao contrário, gostaria apenas de lhes questionar sobre: " o que é se aceitar pra você?".




Consentir ou se contentar com o seu corpo está muito longe de se aceitar e se amar de verdade.
Com essa onda de "body positive" a quantidade de pessoas complexadas se enganando só aumenta, bem como a quantidade de pessoas usando a causa para fugir das doenças recorrentes a obesidade. Não tenho nada haver com a saúde alheia, seja a física ou mental. Mas deixo aqui o meu pedido, se questione sobre o que realmente te faz bem e o que te faz feliz. Pois se amar está mais ligado a mudar o que for preciso para realmente se reconhecer em seu corpo e se amar verdadeiramente.

Hoje, eu com 6 dias de operada sinto um novo começo de uma vida bem mais longa e saudável, e acredito que se aceitar está além de se contentar e muito mais ligado a se propor a correr riscos e mudanças para se amar como realmente deseja ser. Seja sincero contigo mesmo, e vai ver que quando você sorrir verdadeiramente para o seu corpo ele vai sorrir de volta para você.

OBS:. TEXTO  ESCRITO EM 30/11/2017 E PUBLICADO EM 11/11/2018.

Att,
Carô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário